quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Brincadeiras com regras

3. Boca de forno
Início do jogo: Escolhe-se uma criança que é quem vai pedir as tarefas às outras. Inicia-se o jogo com o diálogo entre as crianças e a criança que vai pedir as tarefas.
-Boca de forno-Forno-Tirando bolo-Bolo-Jacarandá-Dá-Onde eu mandar-Vou-E se não for-Apanha um bolo-Remoinho, remoinho
Em seguida, a criança dita as tarefas e exige qualquer coisa, como por exemplo: "Eu quero que você traga uma formiga" (este exemplo foi usado durante a observação). Todas as crianças saem a procura da formiga e, quando acham, levam-na para a criança que a pediu. Se alguma criança não trouxe o pedido, ganha um bolo.
Fim do jogo: O jogo acaba quando não houver mais interesse das crianças.
Terminologia:Bolo: tapa na mãoTarefa: encargo dado às crianças para ser cumprido.
Regras:As respostas têm que ser dadas em conjunto. As crianças têm de executar as tarefas.
Considerações Gerais:
Idade: a partir de 6 anos.Esta brincadeira exige uma habilidade verbal que é responder em uníssono (um som só). Dependendo da tarefa a executar, outras habilidades poderão surgir.

4. Cachorro da vizinha.
Início do Jogo: Escolhe-se uma criança para ser o cachorro, uma para ser a dona do cachorro e das melancias e outra que será vizinha. As demais crianças do grupo serão as melancias. As melancias se colocam agachadas uma ao lado da outra, a uma distância aproximada de um metro, ficará o cachorro e próximo a este, sua dona. A vizinha se aproxima e pede à vizinha que a deixe apanhar alguma coisa no seu quintal. A dona do cachorro responde: - Vá, mas cuidado com o cachorro! A outra se aproxima das crianças (melancias) como se escolhesse a melhor dando "choque" e leva uma correndo. O cachorro corre atrás latindo. As melancias roubadas são coladas em local próximo. A brincadeira prossegue até que todas as melancias sejam roubadas.Após isso, a dona sai com o cachorro à procura das melancias.
Fim do Jogo: O jogo termina com a dona das melancias correndo atrás da vizinha tentando recuperar as melancias.
Terminologia:Melancia: Crianças que serão levadas do quintal.Cachorro: criança que fica próximo às melancias, vigiando - as e que late para a vizinha.Coque: Pancada com a mão fechada na cabeça.Regras:A dona das melancias deve fingir que não vê a vizinha levando as melancias e deve permitir sempre que a mesma entre no seu quintal.O cachorro late, mas não pega a vizinha e as melancias.Considerações Gerais:O que nos parece é que as regras observadas neste jogo funcionam muito mais como assunção de papéis e a distribuição deste é feita pela própria preferência das crianças ou por uma criança que assume a liderança e distribuir os papéis.

5. Galinha do vizinho.
Início do Jogo: Escolhe-se o objeto para ser o ovo da galinha. Forma-se um círculo com os participantes agachados, escolhe-se um deles, que ficará em pé e com um objeto na mão, que pode ser uma camisa, e com o "ovo". Inicia-se o jogo quando a criança que está em pé começa a correr em volta do círculo, cantando com uma camisa e um objeto que representa o ovo:

"A galinha do vizinho
bota ovo amarelinho
Bota um, bota dois ... até dez"

Durante a música, a criança que está correndo coloca o "ovo" atrás de qualquer uma das crianças que estão agachadas e continua correndo em volta do círculo. A criança atrás da qual foi colocado o objeto tem que perceber, pegar o objeto e correr atrás da outra criança.Após dar uma volta no círculo, a criança que inicialmente estava em pé ocupa o lugar daquela em que foi colocado o ovo. Se após a volta o ovo não foi percebido pela outra criança, ao fim da volta, esta apanha com a camisa.Fim do Jogo: Quando todas as crianças já tiverem dado a volta no círculo ou enquanto durar o interesse.Terminologia: Chicote: é a denominação da camisa.Ovo: pode ser qualquer objeto.Regras:As crianças não podem olhar para trás e tem que ficar agachadas.A criança tem que completar o círculo.Ela só bate na outra depois que completar o círculo.A criança que estava em pé tem que sentar no lugar da criança na qual estava o ovo.
Considerações Gerais:Este jogo possui tendência à agressividade, que se verifica nas "chicotadas" que a criança recebe quando não percebe o objeto colocado atrás de si. Isto leva também ao desenvolvimento da atenção nas crianças, pois elas precisam prestar o máximo de atenção naquela que está correndo ao redor do círculo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelas brincadeiras expostas......
Adicione á este site mais pois, sou aluna e minmha professora de ed. física adorou suas idéias!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá! Acabei de concluir um projeto no qual me empenhei nos últimos dias: O Manual de Educação Fisica e Recreação.

Este manual contém mais de 350 atividades recreativas, desde brincadeiras ao ar livre, dinâmicas de grupo, cantigas de roda e tarefas para gincana. É uma obra amadora, porém, está muito bem elaborada e seu conteúdo é extremamente rico.

Modéstia à parte, o manual que eu criei é um item obrigatório em qualquer instituição de ensino ou organização que desenvolve atividades com crianças e adolescentes., pois é um verdadeiro almanaque de recreação e tem absolutamente tudo que alguém precisa para promover qualquer tipo de atividade recreativa, para todas as idades.

Espero que faça bom uso do manual.

ACESSE:
http://brincadeirasderua.zip.net

Anônimo disse...

oiii!! adoreiii os seus jogos de gincana minha professora adorou as suas brincadeiras vc e uma otima provedora de jogos